quarta-feira, 5 de setembro de 2012

CritiGeek:Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Trarei hoje a crítica da parte final da Trilogia Batman do diretor Christopher Nolan,Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge.
Olá,pessoal!De fato,esse é meu primeiro CritiGeek sobre um filme de um super-herói da DC Comics,afinal, os anteriores foram sobre filmes da Marvel(3,no total),e pra mim é um grande agrado,pois eu prefiro a DC do que a Marvel,e também porque é uma crítica sobre um filme de meu super-herói favorito:Batman.
Ah,e só pra explicar o atraso nessa crítica,eu vi o filme no último sábado de agosto,dia 25,então hoje eu consegui um tempinho pra fazer essa crítica de Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge,o melhor filme que eu já vi.
Abaixo um resumo do início do filme,com alguns spoilers:
Como foi revelado em dezembro do ano passado,o filme começa com uma breve parte do discurso de James Gordon na homenagem à Harvey Dent,8 anos depois de sua morte.Já depois nos deparamos com uma cena de 6 meses antes,no Uzbequistão,se me lembro bem,onde o personagem de Josh Stewart, chamado Barsad,um atirador que trabalha para Bane,leva o fisicista nuclear Dr.Leonid Pavel(interpretado por Alon Abutbul),Bane e um ou dois outros caras(não identificados) à um avião da CIA,depois disso, vários agentes do Bane(e o próprio Bane) deixam o avião cair,matam os agentes da CIA,salvam o Dr. Leonid Pavel,e por fim,falam a frase "The Fire Rises"("O Fogo Ressurgirá).                                                                                              Depois vemos algumas cenas de Gotham,e voltamos a homenagem a Harvey Dent,onde o comissário Gordon(Gary Oldman) decide não falar sobre a verdade da morte de Harvey Dent(interpretado por Aaron Eckhart em Batman-O Cavaleiro das Trevas).    
E finalmente vamos a Mansão Wayne,onde Alfred(Michael Caine)está na cozinha com algumas pessoas mais(serviçais)e entre eles,Selina Kyle(Anne Hathaway),a Mulher-Gato que depois conhece Bruce Wayne (Christian Bale),enquanto rouba um cofre onde está um colar que pertencia a Martha Wayne,a mãe de Bruce,e foge saindo de uma janela,tirando as roupas de serviçal e virando a Mulher-Gato.E a partir daí, o filme começa a melhorar:Bruce Wayne sai de seu "exílio" de 8 anos, e reaparece às câmeras,ainda com sua muleta que o acompanhava desde o inicio do filme,e ai vemos a Selina dançando com Bruce,e,pela,primeira vez,a personagem de Marion Cotillard,Miranda Tate,que está responsável por projetos ambientais das Indústrias Wayne.Aí depois vemos cenas de ação com a Mulher-Gato,cenas que acontecem no esgoto,quando Gordon decide explorar o que está acontecendo nos esgotos de Gotham,e se encontra com Bane,que o joga na "represa suja",e depois é encontrado pelo policial John Blake,o personagem de Joseph Gordon-Levitt,que faz como "Você encontrou crocodilos gigantes lá?", fazendo referência a ninguém mais,ninguém menos que ao vilão Crocodilo.Bom,logo após,vemos Bane(Tom Hardy) em ação,roubando a Bolsa de Valores de Gotham.E aí entra o Batman em ação,perseguindo o Bane e os seus 3 comparsas,que como já era previsível,é perseguido pela policia.Cenas de ação com Batman e Mulher-Gato acompanham as próximas cenas,e o resto,bom,saiba vendo o filme.
De todos personagens do filme,acredito que a que mais se destacou foi a Mulher-Gato/Selina Kyle de Anne Hathaway,que além de fazer piadas,"brincar" com Bruce e outros personagens,e fazer Batman se sentir como Comissário Gordon quando ele saía misteriosamente,trouxe belas cenas de ação e também seu belo corpo(Me Gusta!).Mas realmente falando,ela atuou muito bem:fez Batman chegar a confiar e trabalhar juntos,mas,na verdade,era cúmplice de Bane e encurralou Batman para sua própria caída.Além disso,pudemos ver um mix de heroína e ladra,bem como ela é,indo contra políticos corruptos,mas levando sempre uma lembrancinha.
Já o personagem que mais se destacou foi o policial John Blake,um personagem criado por Nolan,mas genial.Muito inteligente,sempre soube em seu interior que o Batman era,na verdade,Bruce Wayne,e se mostrou uma grande representação daquele personagem coadjuvante excepcional,que faz de tudo para atingir seus objetivos.Ele cresceu em um orfanato antigamente ajudado pelas Empresas Wayne e tem um nome secreto até o final do filme...lembra alguém bem conhecido da Família Batman?O nome verdadeiro dele é Robin John Blake(passe o mouse).

Por grande parte do filme,você pensa:será que o Bane é tão ruim assim?Afinal,ele cresceu numa prisão e também respira por uma máscara especial...o cara tá realmente f*dido!Mas trocar a atividade de um gerador de energia ambiental em uma bomba nuclear,e libertar todos prisioneiros da Prisão Blackgate não foram coisas boas não...Mas Tom Hardy fez o melhor Bane que eu já vi:melhorou e elevou o personagem das HQs,superou com certeza o ridículo Bane da Batman & Robin(iuck!).No filme,o Comissário Gordon interpretou melhor um papel de traidor,pois deixou a verdade escondida por 8 anos,e que nem foi revelada por ele,e sim por Bane.
Alfred Pennyworth também se destacou,mas ficou grande parte do filme ausente,afinal,se demitiu,interpretando uma de suas cenas mais geniais na Trilogia O Cavaleiro das Trevas de Christopher Nolan.Ele retorna no final,mas depois eu falo disso.O Lucius Fox de Morgan Freemanfez o papel de sempre:apresentar novos equipamentos ao Batman(dessa vez,o grande equipamento mesmo foi o veículo aéreo The Bat,que teve papel muito importante no filme.Quem também retornou foi o "imortal" Dr. Jonathan Crane(Cillian Murphy),o Espantalho,mas ele vestiu o manto do vilão,mas atuou como o juiz de julgação dos ricos e autoridades de Gotham City.
Matthew Modine atuou com o Delegado Peter Foley,e muito bem,por sinal,sempre caçando Batman. Também tivemos John Dagget(Ben Mendelsohn) e Stryver(Burn Gorman)como empresários rivais de Bruce Wayne,que atuaram muito bem.Marion Cotillard atuou como Miranda Tate,a responsável pelos projetos ambientais das Indústrias Wayne,e mesmo desmentindo o boato dos fãs,é revelado no final do filme que ela é a filha de Ra's Al Ghul,Talia Al Ghul(passe o mouse para saber o spoiler).

Sobre o Christian Bale,ele novamente fez um ótimo Batman/Bruce Wayne,principalmente nas cenas de luta entre ele e o Bane de Tom Hardy.No filme,ele precisou se recuperar da perda de Alfred como seu mordomo,e também foi ressaltada a perda de seu grande amor,Rachel Dawes.Porém,ele "tirou uma casquinha" da Sra. Tate e também beijou a Selina.
Já que bem no meio do filme o Bane quebrou o Batman,ele precisou se recuperar ao longo do filme com a ajuda de 2 caras que estavam na prisão subterrânea(de não sei onde),chamada de O Poço (The Pit),fazendo uma breve referência ao Poço de Lázaro,usado nas HQs por Ra's para se rejuvenescer.
E agora chega o comentário à cena mais genial de todo filme:quando Bane literalmente quebra Bruce, acabando com sua coluna vertebral.A cena,baseada na histórica HQ "Queda do Morcego"("Knighfall"),foi elaborados excepcionalmente,feita sem nenhum acompanhamento musical,só se ouvindo o diálogo entre os dois e os sons dos socos e chutes incansáveis que eles "compartilhavam".
Em questão de flashbacks,tivemos tanto de Batman Begins como de Batman-O Cavaleiro das Trevas, mas por Bane ser um ex-membro da Liga das Sombras,a maior parte dos flashbacks foram relacionados a Ra's Al Ghul e seu passado,como também foi visto falando com Bruce em um sonho,nos flashbacks vimos tanto Josh Pence como Liam Neeson,já na visão de Bruce,como já era esperado,foi visto como Liam Neeson.
Mas também,pudemos presenciar flashbacks de Harvey Dent como o vilão Duas Caras,rapidamente no início do filme.Mas,durante todo filme,não nos presenciamos com nenhum sequer referência ao eterno Coringa de Heath Leadger,mas isso não alterou a qualidade do filme.

E agora,o maior spoiler do filme,um resumo do final(passe o mouse):
No final do filme,Batman precisa salvar Gotham de uma explosão nuclear,então,faltando 2 minutos para explodir,leva para longe de Gotham a bomba,para a baía.Cinco segundos antes da bomba explodir,vemos Batman com uma cara meio assustada,e aí vem o som e a cena da explosão,formando um grande cogumelo.
Depois revemos Alfred,que desde o início do filme não aparecia,junto com John Blake e James Gordon em frente a lápide de Bruce Wayne.Também vemos que a Mansão Wayne virou um orfanato e que Batman ganha uma estátua.
Logo após,vemos Lucius Fox sabendo que Bruce atualizou o comando automático da aeronave à 6 meses atrás,James Gordon acha o Bat-Sinal arrumado e não mais quebrado,e depois vemos Alfred em Florença, vendo Bruce e Selina almoçando,e Bruce acena para ele,enquanto Robin John Blake entra na BatCaverna. E a pergunta fica no ar:Bruce morreu ou não?
Mesmo muita gente falando que O Cavaleiro das Trevas é insuperável,na minha opinião,esse foi o melhor da trilogia,do Batman,de todos super-heróis e,o mais impressionante,o melhor filme que eu já vi.Com cenas de ação misturadas ao contexto apocalíptico de destruição da cidade e com emoção e revelações a cada momento,Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge foi sem dúvida superior a Os Vingadores e a qualquer filme já feito,mas já que essa é a nota máxima,aí vai:

Nota:10
Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge estreou dia 20 de julho nos EUA,dia 27 de julho no Brasil.  

Veja também:

Habib's traz surpresas de Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge em julho



Batman-O Cavaleiro das Trevas Ressurge:Filme ganha novo trailer!

Nenhum comentário:

Postar um comentário